Abaixo encontra-se uma síntese dos principais parâmetros utilizados na busca de imagens no Catálogo. Desejando informação mais detalhada consulte o Manual do Usuário.


No painel ao lado você pode definir parâmetros básicos e específicos para procurar imagens no Catálogo.
Como parâmetros básicos há:

  • Satélite - escolha um determinado satélite ou deixe em branco para procurar imagens de qualquer satélite.
  • Instrumento - caso você tenha escolhido um satélite, poderá escolher um determinado instrumento deste satélite ou deixar em branco para procurar imagens de todos os instrumentos deste satélite.
  • Intervalo de Tempo - você pode escolher um intervalo de tempo corrido, por exemplo de 10/03/1998 até 20/05/2003, ou então um intervalo Sazonal (que NÃO LEVA EM CONTA os valores dos dias, APENAS OS MESES do intervalo), que para o mesmo período (de 10/03/1998 até 20/05/2003) significa que somente imagens obtidas de março até maio dos anos de 1998 ate 2003 serão selecionadas.
  • Cobertura Máxima de Nuvens - por quadrante da imagem, você pode definir o máximo de cobertura de nuvens desejado para a sua pesquisa. Se deixados em branco, qualquer valor de cobertura é aceitável.
    Os quadrantes são definidos assim :
    Q1Q2
    Q3Q4

    Estes são os parâmetros básicos. Você tem quatro formas de consulta que podem ser usadas de acordo com sua necessidade. Lembre-se de que para todas as formas de consulta os parâmetros básicos serão levados em conta.

    Modalidades de busca.


  • Por Município - se você sabe o nome do município de seu interesse, entre com o nome completo ou parte dele no campo Município e o Estado se desejar restringir sua pesquisa e clique em Executar. Os municípios que atendem sua consulta aparecerão neste quadro. Clique em um nome de município e você será levado a interface gráfica do item anterior. A sede do município sera marcada com um círculo vermelho. As imagens disponíveis são indicadas pelo ícono respectivo, que representa o centro de cada cena.

  • Por Órbita/Ponto - todo satélite tem um sistema de referência baseado em órbitas e pontos, que variam de família para família de satélites. Por exemplo a cidade de Brasília está contida na órbita 157, ponto 118 para a família de satélites CBERS. Se você sabe exatamente a órbita e o ponto de seu interesse, entre com os valores nos campos De e clique em Executar. Se você quiser pesquisar uma faixa de valores para órbitas e pontos, entre com o valor menor no campo De e o maior no campo Até e clique em Executar

  • Por Região - se você tem uma região de interesse, definida em coordenadas geográficas, ou seja em latitudes e longitudes, entre com a latitude Norte no campo Norte, a latitude Sul no campo Sul, a longitude Oeste no campo Oeste e a longitude Leste no campo Leste e clique em Executar.

  • Interface Gráfica - se você desejar navegar geograficamente, entre com as coordenadas do seu ponto central em latitude e longitude nos campos Lat e Lon e clique em Executar. Você terá uma interface gráfica com imagens no fundo e o mapa do Brasil com a divisão por estados e com o nome de algumas cidades para sua orientação. Clicando nos botões de direção nas margens da interface você pode deslocar a área mostrada.

    ==== // ====


    Veja detalhes das câmeras a bordo do CBERS2 e CBERS2-B e informações sobre as imagens para download.
    Veja detalhes das câmeras a bordo dos satélites LANDSAT 1, 2 e 3 e outras informações.
    Veja detalhes das câmeras a bordo dos satélites LANDSAT 5 e 7 e outras informações.



    Ao fazer o download ou aquisição de qualquer imagem CBERS, você torna-se automaticamente sujeito aos termos contidos na Licença de Uso das Imagens CBERS.

    Para comentários ou sugestões entre em contato conosco.

    Para dúvidas, sobre o uso de imagens ou outras solicitações entre em contato com atus@inpe.br

    Para informações gerais sobre o Programa CBERS, dirija-se à http://www.cbers.inpe.br