A Divisão de Geração de Imagens (DIDGI) faz parte da Coordenação-Geral de Observação da Terra (CGOBT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
A DIDGI mantém os seguintes catálogos para a disseminação de imagens de satélites por meio da Internet:
-
As imagens do satélite CBERS 04A estão em www2.dgi.inpe.br/catalogo/explore.
-
As imagens dos satélites AQUA, CBERS4, DEIMOS, LANDSAT8, NOAA-20, RESOURCESAT1, RESOURCESAT2, S-NPP, TERRA e UK-DMC2 estão em www.dgi.inpe.br/catalogo.
-
As imagens dos satélites CBERS2, CBERS2B, GLS-LANDSAT, LANDSAT1, LANDSAT2, LANDSAT3, LANDSAT5 e LANDSAT7 estão em www.dgi.inpe.br/CDSR.
Os usuários interessados em explorar as imagens do CBERS 04A podem acessar ou baixar o manual de uso do novo catálogo e se informar sobre os níveis de processamento das imagens.
Com o final da fase de comissionamento do CBERS 04A, em julho de 2020, a DIDGI adotou a lógica de processar e catalogar, diariamente, as imagens provenientes das duas passagens diurnas do satélite, usando a capacidade computacional remanescente para processar e catalogar, no mesmo dia, outras seis passagens adquiridas em datas anteriores. Dessa forma, esperamos que o novo catálogo possa mostrar, em poucos meses, todas as imagens processadas desde o início da vida útil do CBERS 04A.
A Divisão de Geração de Imagens (DIDGI) faz parte da Coordenação-Geral de Observação da Terra (CGOBT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). As atividades da DIDGI concentram-se na recepção, gravação, processamento, armazenamento e distribuição de imagens e dados de satélites de sensoriamento remoto, meteorológicos e científicos.
Principais Objetivos:
- Prover a infraestrutura adequada para recepção, armazenamento, processamento e disseminação de dados espaciais.
- Participar de projetos Nacionais e Internacionais em sua área de atuação.
- Atender de maneira clara e objetiva a comunidade de usuários de dados e imagens.
- Ser referência em novos sistemas de recepção, armazenamento, processamento e disseminação de dados e imagens de satélites.
A Estação de Recepção e Gravação (ERG) de dados de satélite de Cuiabá – MT faz parte da Divisão de Geração de Imagens (DIDGI) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). As atividades da ERG envolvem a recepção e a transferência de dados de satélite de Cuiabá – MT para Cachoeira Paulista – SP.
Principais Objetivos da ERG de Cuiabá-MT:
- Rastreio diário de satélites, sejam de sensoriamento remoto, meteorológicos ou científicos.
- Transferir os dados adquiridos para a Divisão de Geração de Imagens.
- Armazenar, temporariamente, os dados obtidos para, em caso de dados avariados ou removidos, em Cachoeira Paulista, provê-los novamente.
- Manter contato com outras agências espaciais mantenedoras dos satélites rastreados pela ERG.